Livro aprofunda discussão sobre lixo urbano

livro lixo urbanoO Brasil, assim como a maioria dos países em desenvolvimento, não tem tratado os resíduos sólidos urbanos da forma mais avançada em termos de tecnologia. O resultado disso é o desperdício do enorme potencial social, material e econômico desses resíduos, o que impede seu reaproveitamento como matéria-prima e energia, bem como a ampliação da oferta de trabalho. Essas e outras questões são abordadas no livro Lixo urbano: o que você precisa saber sobre o assunto (Editora Revan/Faperj), organizado pelo professor Cláudio Fernando Mahler, do Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ e membro  do Reageo.

Lançada no dia 19 dezembro de 2012 na Livraria Ponte de Tábuas, no Rio de Janeiro, a obra reúne textos de uma série de pesquisadores e professores, entre eles o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, e o pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da Coppe, Luciano Basto. Traz ainda textos que são resultado de dissertações de mestrado e teses de doutorado de pesquisadores ligados ao Grupo de Estudo de Tratamento e Tecnologia de Resíduos (Getres) da Coppe, núcleo de pesquisa coordenado por Mahler, que também é diretor de Administração e Finanças da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Entre os temas abordados em Lixo urbano: o que você precisa saber sobre o assunto estão a caracterização de resíduos; compostagem; classificação de aterros fechados; uso de barreiras capilares na cobertura de aterros; vegetação pós-fechamento de aterros; estudos do potencial energético dos resíduos e de seu aproveitamento. O prefácio do livro é do professor Álvaro Cantanhede, que já ocupou os cargos de diretor da Comlurb e de coordenador da Organização Panamericana da Saúde e é ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.