///COORDENADOR
Formação acadêmica: Engenheiro civil
Titulação: possui graduação em Engenharia Civil pela ESCOLA NACIONAL DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO BRASIL (1958), mestrado em Geotechnical Engineering – University of California – Berkeley (1969) e doutorado em Geotechnical Engineering – University of California – Berkeley (1976). Atualmente é professor colaborador da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estabilidade de Taludes, atuando principalmente nos seguintes temas: aterros sobre argila mole, escorregamentos de terra, estabilidade de taludes, solos colapsiveis, mecanica dos solos e solos tropicais. Foi Presidente (1996-2000) da ABMS (Associação Brasileira de Mecanica dos Solos e Engenharia Geotécnica), atualmente é Sócio Emérito e membro permanente do conselho diretor . Foi Presidente do JTC1- Joint Technical Committee on Landslides and Engineered Slopes ,das 3 sociedades Internacionais: ISSMGE, ISRM, IAEG no periodo 2006-2010; atualmente é um dos “core members”. Recebeu o título de “Professor Emérito” da UFRJ, em Outubro de 2010. Eleito para a ANE – Academia Nacional de Engenharia, em 2012. É coordenador do INCT “Instituto Geotécnico de Reabilitação de Encostas e Planicies-REAGEO”desde 2008.
Áreas de atuação e de interesse: Estabilidade de Taludes; Obras de Terra e Enrocamento; Mecânicas dos Solos; Fundações e Escavações.
///VICE-COORDENADOR
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Engenheiro civil pela UFRJ, mestre pela COPPE, doutor pela University of Oxford (1987), com estágio de pós doutorado na University of British Columbia. é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Professor Titular da Universidade de Brasília. Recebeu a Ordem do Mérito Científico, na classe Comendador, da Presidência da República do Brasil em 21/08/2008. Foi Coordenador de Engenharias I da CAPES e Coordenador do Comitê Assessor de Engenharia Civil do CNPq.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
///Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), Mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), Doutorado em Ciência de Engenharia (PhD) – University of Oxford (1990) e Pós-Doutorado pela University of Western Australia (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase na área Geotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios de campo, fundações, solos não saturados, geotecnia e spt.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica; Engenharia Sanitária
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: possui doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia Ambiental) – Concordia University-Canada (1991) e pós-doutorado (Materiais Geotécnicos) – The University of Western Australia (2006). Atualmente é Professor Associado II / Pesquisador do Departamento de Engenharia Civil e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFRGS. Tem experiência na área de Engenharia Civil (Geotecnia e Meio Ambiente), com ênfase em Novos Materiais Geotécnicos e Obras Geotécnicas Especiais, atuando principalmente nos seguintes temas: solos cimentados, solos reforçados com fibras, dosagem materiais cimentados, modelos constitutivos, métodos numéricos, ensaios de campo, ensaios laboratoriais e resíduos industriais.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: MSc em Geotecnia pela UFRGS e PhD em Mecânica dos Solos pelo Imperial College de Londres (1990), sendo atualmente Professor Associado do Departamento Eng. Civil da UFRGS. Tem desenvolvido pesquisas sobre Comportamento de Solos Tropicais (em especial em materiais com perda de resistência e resistência residual), Ensaios de Laboratório (técnicas especiais e com controle da sucção), Mapeamento Geotécnico (litoral norte do RS, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul), Túneis em Rocha e Instrumentação de Taludes. Tem experiência em projetos na área de Estabilidade de Taludes, urbanos e rodoviários. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo de mapeamentos de suscetibilidade e risco a escorregamentos de terra. Participou das operações de auxílio pós-acidentes geotécnicos de maior porte em Estância Velha (1993), São Vendelino (2000), Caxias do Sul, Ilhota/Gaspar (SC – 2008) e Teresópolis (RJ-2011). Orientou 35 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado.
Áreas de atuação e de interesse: solos tropicais, escorregamentos de terra, análise de risco, mapeamento geotécnico e ensaios geotécnicos
///Universidade de São Paulo (USP)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: O prof. Marcos Massao Futai é doutor pela COPPE-UFRJ. É professor da Escola Politácnica da USP, onde leciona cursos de graduação de Pós-graduação. Orienta alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica. Tem vários projetos de pesquisa finciados por orgão de fomento, projetos P&D e tambám assuntos de interesse da industria. As linhas de pesquisa mais importantes são: comportamento de solos moles, solos tropicais, solos colapsíveis e não saturado, aterros sobre solos moles, estabilidade de taludes, fluxo. Faz parte da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Engenharia Civil. Tambám á membro da Diretoria do Núcleo Regional de SP da ABMS.
Áreas de atuação e de interesse: Estabilidade de encostas naturais
///Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), mestrado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Pós-Doutorado pela University of British Columbia – Canada (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua no Curso de Graduação em Engenharia Civil e nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil e em Engenharia Sanitária. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos.
Áreas de atuação e de interesse: Estabilidade de encostas e ensaios geotécnicos
///Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Professora adjunta na Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997). Experiência profissional em Barragens e Estabilidade de Taludes.
Áreas de atuação e de interesse: ensaios de laboratório, colúvio, erosão, voçoroca, resistência ao cisalhamento, tração por compressão diametral, depósito de resíduos sólidos, aterro e lixiviado
///Universidade de Brasília (UNB)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Engenheiro civil pela UFRJ, mestre pela COPPE, doutor pela University of Oxford (1987), com estágio de pós doutorado na University of British Columbia. é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Professor Titular da Universidade de Brasília. Recebeu a Ordem do Mérito Científico, na classe Comendador, da Presidência da República do Brasil em 21/08/2008. Foi Coordenador de Engenharias I da CAPES e Coordenador do Comitê Assessor de Engenharia Civil do CNPq.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade de Brasília (1978), graduação em ADMINISTRAÇÃO pelo CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DE BRAILIA (1978), mestrado em Engenharia Civil (Geotecnia) pela Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande (1981) e doutorado em Engeharia Civil (Geotecnia) pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse – França (1985). Fez pós-doutorado em Geotecnia na Université Laval, Quebec-Canadá em 1999-2000. Realizou curso de treinamento individual no Japão em 2001 pela JICA. Atualmente é aluno do último período do Curos de Direito do UniCEUB e professor titular da Universidade de Brasília. Foi membro de comitês assessores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem atuado como consultor do CNPq, CAPES, FAP-DF, FAP-Pe e FAP-GO. É o atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília. Tem experiência em Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: solos tropicais, solos não saturados, pavimentação, fundações, obras de terra e erosão.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em engenharia civil, pela Universidade de São Paulo (1976) com doutorado em geotecnia, pela Universidade de São Paulo – São Carlos (1984), com estágio de pós-doutorado em Cartografia Geoambiental na Universidade Técnica de Berlin (1997) e em Cartografia Tridimensional na Universidade Nova de Lisboa (2007). Newton Moreira de Souza é Professor Associado da Universidade de Brasília. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília e Co-editor das revistas Solos&Rochas e Geotecnia, membro do corpo consultivo da Revista Geociências Unesp. Membro representativo e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, sócio representativo e membro do Conselho da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Orientou mais de quarenta pós-graduandos nas áreas de Engenharia Civil, Geociências e Desenvolvimento Sustentável. Lider do grupo de pesquisa em “Cartografia Geotécnica e Geoprocessamento”.
Áreas de atuação e de interesse: cartografia geotécnica municipal e urbana, solos tropicais, erosão, modelagem tridimensional do espaço subterrâneo, mapeamento do uso e cobertura do solo, estudos ambientais relacionados aos resíduo sólido urbano e desenvolvimento sustentável
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em Engenharia de Geologia – Universidad Nacional de Colombia (1995), mestrado em Mecânica dos Solos – Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1998) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professor adjunto na Universidade de Brasília na área de geotecnia e professor visitante – Universidad Nacional de Colombia. Tem experiência na área de Geologia de Engenharia e Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos.
Áreas de atuação e de interesse: geologia ambiental, hidrogeologia, cartografia geotécnica, dinâmica de solos e modelagem constitutiva de geomateriais
///Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e pós-doutorado pela University of California at Berkeley – Geotechnical Engineering Group nos Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Geotécnica, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisas: Estabilidade de encostas, comportamento de solos / rochas associados e Obras de Estabilização. – Comportamento geotécnico de solos, rochas associadas (solos não saturados); – Estabilidade e erosão de encostas; – Obras de Estabilização / Contenção. Análise e Gestão de Risco de Erosão e Escorregamento – Erosão e escorregamento de encostas ocupadas – Gestão de Risco e Redução de Desastres Naturais e Induzidos Estudos Geotécnicos de Solos de Planície e Aplicações a Projetos de Aterros e Fundações: – Estudos geotécnicos de solos de planície (laboratório e campo); – Aplicações a projetos: Aterros e Fundações sobre solos moles. Fundações em solos não saturados – solos colapsíveis e expansivo. – Estudo do comportamento geotécnico (laboratório e campo) – Previsão de deslocamentos verticais de fundações. – Estudo de solos não saturados aplicado a problemas de estabilidade de encostas e fundações
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
///Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE–UFRJ)
Formação acadêmica: Engenheiro civil
Titulação: possui graduação em Engenharia Civil pela ESCOLA NACIONAL DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO BRASIL (1958), mestrado em Geotechnical Engineering – University of California – Berkeley (1969) e doutorado em Geotechnical Engineering – University of California – Berkeley (1976). Atualmente é professor colaborador da COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estabilidade de Taludes, atuando principalmente nos seguintes temas: aterros sobre argila mole, escorregamentos de terra, estabilidade de taludes, solos colapsiveis, mecanica dos solos e solos tropicais. Foi Presidente (1996-2000) da ABMS (Associação Brasileira de Mecanica dos Solos e Engenharia Geotécnica), atualmente é Sócio Emérito e membro permanente do conselho diretor . Foi Presidente do JTC1- Joint Technical Committee on Landslides and Engineered Slopes ,das 3 sociedades Internacionais: ISSMGE, ISRM, IAEG no periodo 2006-2010; atualmente é um dos “core members”. Recebeu o título de “Professor Emérito” da UFRJ, em Outubro de 2010. Eleito para a ANE – Academia Nacional de Engenharia, em 2012. É coordenador do INCT “Instituto Geotécnico de Reabilitação de Encostas e Planicies-REAGEO”desde 2008.
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1985), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1989) e doutorado em Génie Civil et de Mines pela Universite de Montreal(1996). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Revisor de periódico da Geotecnia (Lisboa). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotécnica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Anisotropia de Deformabilidade, Determinação de Constantes Anisotrópicas, Modelo Analítico, Tensões in situ, Análises Numéricas e Célula CSIR.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Obteve a Graduação em Engenharia Civil na UFRJ em 1974; MSc. na COPPE 1977 quando entrou para os quadros da COPPE, onde desde 1994 é Professor Titular. Orientou mais de 60 Teses de Doutorado e Mestrado. Obteve o PhD na University of Cambridge, Inglaterra em 1984. Pós-Doutorado na Itália e Noruega em 1991-92. Foi Academic Visitor das Universidades de Cambridge, Oxford, Western Austrália. Tem dois Prêmios ABMS: Terzaghi e José Machado. É Pesquisador IA CNPq e “Cientista do Nosso Estado” FAPERJ. Participou dos Comitês Assessores de Engenharia Civil do CNPq e da CAPES. Coordenou o Programa de Engenharia Civil e a Área Interdisciplinar de Engenharia Ambiental da COPPE/UFRJ. Participou de 2 PRONEX/MCT. É atualmente um dos líderesx de pesquisa do INCT “REAGEO”. Coordena o MBA “Pós-Graduação em Meio Ambiente” da COPPE desde 1998. Autor de 1 Livro, de Capítulos de livros; 45 artigos em periódicos indexados no exterior e no país e em mais de 200 artigos em congressos no Brasil e no exterior. Principais áreas de atuação: Obras de Terra, Geotecnia Ambiental e Marinha, Investigação Geotécnica e Geossintéticos. Tem muita atuação em Consultoria Geotécnica.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Pós-Doutorado. University of California, UC, Estados Unidos.
Doutorado em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Mestrado em Engenharia Civil. Programa de Engenharia Civil, UFRJ, Brasil.
Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em Engenharia Civil, ênfase em Mecânica dos Solos, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado (1983) e doutorado (1990) em Engenharia Civil pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou Pós-Doutorado no Instituto Norueguês de Geotecnia (NGI), no período 1993-1995. Trabalhou 10 anos na iniciativa privada, nas áreas de projeto e supervisão de fundações, investigações geotécnicas, barragens e estruturas de contenção. Atualmente é Professor Associado da COPPE e Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em Engenharia Civil, na Área de Geotecnia, com ênfase em Ensaios In Situ, Fundações, Instrumentação e Estruturas de Contenção.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Engenheiro civil e Psicólogo IP/UFRJ
Titulação: Livre Docente pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Pós Doutorado pela FSP/USP e pelo Institut für Umweltsystemforschung – Uni. Osnabrück, IUSF-UOS, Alemanha, D.Sc em engenharia civil pela COPPE-UFRJ
Áreas de atuação: Atualmente é Pesquisador I do CNPq; Diretor de Administração e Finanças da FAPERJ e coordenador dos cursos de pós-graduação da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia e Geotecnia Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, aterros sanitários, solos não saturados, solos contaminados, tratamento e recuperação dos solos, monitoramento de aterros
///Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – IGEO
Formação acadêmica: Geógrafo
Titulação: Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973); Mestre em Ciências (Com Louvor) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), na área de Estruturação do Meio Ambiente; Doutora em Ciências (Summa cum Lauda) pelo Departamento de Geografia e Geologia da Universidade Católica de Leuven-Belgica (1985), nas áreas de Geomorfologia e Geoecologia. Pós-doutorado no Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade da California – Berkeley (1987-1988), com foco na área de Geomorfologia. Desde 1998 é Professora Titular do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Geólogo
Titulação: possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua em linha de pesquisa ligadas a Geomorfologia, Hidrologia, Geotecnia, Meio Ambiente e Ecologia da Paisagem (Geoecologia). O pesquisador possui experiência científica e de consultoria na área de Geociências e Geotecnia, com ênfase em processos geomorfológicos.
Áreas de atuação e de interesse: bacias hidrográficas, erosão, deslizamento, diagnósticos ambientais, uso do solo e água
Formação acadêmica: Biólogo
Titulação: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é bolsista de pós-doutorado e professor substituto do Departamento de Geografia/UFRJ. Atua nas linhas de pesquisa de Ecologia de Paisagens, Hidrologia e Prevenção de Desastres com apoio de Geotecnologias.
Áreas de atuação e de interesse: Hidrologia, Ecologia de Paisagens, Prevenção de Desastres, Geoecologia, Geomorfologia, Florestamento e Reflorestamento
///Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – POLI
Formação acadêmica: Engenheiro civil
Titulação: possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Engenharia Civil (Mecânica dos Solos) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Engenharia Civil (Mecânica dos Solos) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Foi oficial do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil por quatro anos, tendo servido na Diretoria de Obras Civis da Marinha. É Professor Adjunto da Escola Politécnica da UFRJ e chefe do Laboratório de Mecânica dos Solos desde 2007, ministrando disciplinas da área de Mecânica dos Solos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos.
Áreas de atuação e de interesse: ensaios de laboratório e campo, geossintéticos, reforço de solos, estruturas de contenção, engenharia geotécnica e argila mole
Formação acadêmica: Engenheiro civil
Titulação: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado (1990) e doutorado (2000) em Engenharia Civil pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ambos na área de Geotecnia. É Professor Adjunto do Setor de Mecânica dos Solos do Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia Souza Marques entre 2001 e 2009. Recebeu o Prêmio IGS/Chapter Brasil Biênio 1999/2000, concedido pela International Geosynthetics Society. Realizou diversos trabalhos de consultoria na área de Geotecnia. Tem diversos artigos publicados em períodicos e em anais de congressos nacionais e internacionais. Desenvolveu projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico financiados por órgãos de fomento científico e tecnológico. Desenvolveu produtos e processos com pedidos de patentes depositados no INPI.
Áreas de atuação e de interesse: estabilidade de taludes, contenções, obras de infra-estrutura, geossintéticos, aterros, gestão de risco associado a deslizamentos e geotecnia ambiental
Formação acadêmica: Engenheiro civil
Titulação: É professora do Departamento de Mecânica Aplicada e Estruturas da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2002, tendo anteriormente lecionado no ITA (1977) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (1994-2002). Foi Academic Visitor na University of Western Australia (UWA). Participou do GRUPO DE EXCELÊNCIA-PRONEX/MCT, sendo atualmente membro do Instituto Geotécnico de Reabilitação do Sistema Encosta-Planície (REAGEO) dentro do âmbito do Programa Nacional em áreas Estratégicas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). É autora do livro ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS (Oficina de Textos). Participa da comissão de elaboração da norma brasileira de concreto NBR 6118, sendo responsável pela elaboração do novo capítulo sobre FISSURAÇÃO. Graduada em Engenharia Civil Estruturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), com mestrado (MPhil) na The Polytechnic Of Central London, Inglaterra (1984) – An analysis of cracking behaviour of reinforced concrete – e doutorado (DSc) na COPPE/UFRJ (1997) – Análise Sísmica na Região Sudeste Brasileira: aplicação a oleodutos da indústria petrolífera. Desenvolveu importantes projetos de engenharia, no Brasil, nas empresas Promon e Antônio Alves de Noronha, onde foi chefe do Departamento de Informática e Gerente da Garantia da Qualidade, e na Itália, no ISMES – Intituto Sperimentalle di Modelli e Strutture. Prestou consultorias a Brascep, Geoprojetos, Escritório A. Camargo Silva Filho e COPPETEC/UFRJ, entre outras. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Estruturas.
Áreas de atuação e de interesse: anÁlise estrutural estÁtica e dinâmica, interação solo-estrutura, anÁlises sísmicas, anÁlises de risco sísmico com dados brasileiros, migração de contaminantes no solo, concreto armado, fissuração em concreto, normas tÉcnicas e aberturas de fissuras
///Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), Mestrado em Geotecnia – Purdue University, USA (1982), Doutorado em Geotecnia – Purdue University, USA (1986) e Pós-Doutorado em Geotecnia – University of Alberta (1998). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: geotecnia clássica, modelagem numérica, analise de risco geotécnico, análise de incerteza e contaminação de solos.
Áreas de atuação e de interesse: Geotécnica
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, revisora da Revista da Escola de Minas e da Engevista. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos.
Áreas de atuação e de interesse: geossintéticos, modelagem numérica, ensaios de laboratorio, simulação numérica e solo reforçado
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e pós-doutorado no Norwegian Geotechnical Institute (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Fundações e Escavações.
Áreas de atuação e de interesse: fundações profundas, instrumentação em fundações, transferência de carga, ensaios de campo e análise dinâmica de cravação
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Professora associada do Departamento de Estruturas e Fundações da UERJ. Engenheira Civil pela PUC-Rio (1979). Mestrado (1983) e doutorado (1994) em Mecânica dos Solos pela PUC-Rio. Membro do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UERJ desde 2003. Na Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS – Núcleo Regional do Rio de Janeiro) foi vice-presidente no biênio 2003-2004 e presidente do núcleo no biênio 2005-2006. É membro eleita do colegiado da ABMS desde 2007. Atua tambem na area de ensino superior como consultora ad-hoc INEP/SeSu/MEC, desde 1998. É membro do corpo de revisores das revistas: Soils & Rocks, Water Resouces Research, dentre outras. Publicou diversos artigos em periódicos e congressos científicos. Possui 1 livro, além de 2 capítulos de livros publicados. Recebeu menções honrosas a nível do PIBIC , 2 prêmios por trabalhos de pesquisa e o Premio Oscar Niemeyer. Foi chefe do departamento de Estruturas e Fundaçoes (2002-2003) e diretora do Departamento de Capacitação e Apoio a Formação de Recursos Humanos, da Sub-Reitoria de Pós-graduação da UERJ (2005-2006). É coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UERJ desde 2008.
Áreas de atuação e de interesse: mecânica dos solos, modelagem numérica, fluxo em solos, solo não saturado, estabilidade de taludes, estruturas de contenção não convencionais (pneus, solo grampeado) e solos compressiveis
///Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1986), mestrado em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), pós-doutorado em Geotecnia pela Universidade Federaldo Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, orientador de mestrado e de doutorado, professor de graduação em Engenharia Civil e de Mestrado em Geotecnia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: barragens,solos não-saturados, modelagem constitutiva do comportamento mecânico de solos e resíduos e instrumentação de obras geotécnicas.
///Instituto Militar de Engenharia (IME)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1993), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Engenheiro Militar do Exército Brasileiro e Professor do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia.
Áreas de atuação e de interesse: Aterros sobre Argila Mole, Fundações, Centrífuga Geotécnica, Modelagem Física, Dutos e Interação Solo-Estrutura
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: Esther Marques é graduada em Engenharia Civil-ênfase Mecânica dos Solos, pela UFRJ (1989), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Engenharia Civil pela COPPE-UFRJ realizando pesquisas na Université Laval-Canadá. Trabalhou na Tecnosolo, SERLA, e foi pesquisadora da COPPE-UFRJ de 2001 a 2007. Atualmente é professora adjunta do Instituto Militar de Engenharia, onde ministra aulas para a Graduação em Engenharia e Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos.
Áreas de atuação e de interesse: ensaios de laboratório, ensaios de campo, comportamento de solos moles, aterros sobre solos moles, instrumentação e mecânica dos pavimentos
///Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Formação acadêmica: Geólogo
Titulação: Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Geologia Estrutural pela Universidade Federal de Ouro Preto (1989), doutorado em Geotecnia Ambiental na COPPE/UFRJ (2000) e especialização em Hidrogeologia em curso patrocinado pela Comissão Internacional de Energia Nuclear na Universidad de La República, Uruguai (2004). É Professor Associado I do Departamento de Geologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua desde 1994. É bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPQ e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro IV da FAPEMIG. Trabalhou como geólogo na Associação Brasileira de Cimento Portland (1985/1987) e na Petrobrás (1989-1994). É vice-líder do Grupo de Pesquisa “Geodinâmica Superficial e Meio Ambiente”. Foi coordenador (2006-2008) da área de concentração de “Geologia Ambiental e Conservação de Recursos Naturais” do programa de pós-graduação do Departamento de Geologia da UFOP. Foi membro do Colegiado de Pós-Graduação deste programa entre 2003 e 2006. Atua como professor e orientador neste programa e no programa de Geotecnia (NUGEO) da UFOP/EM. É membro do Pólo de Excelência em Recursos Hídricos do Governo de Minas Gerais (Sectes). Já atuou como consultor Ad Hoc da FAPEMIG, CNPQ e CAPES e de periódicos nacionais e internacionais. Entre 2005 e 2007 foi representante indicado pelo MEC da área de Geologia do Projeto Internacional Alpha-Tuning, do qual participam pesquisadores da Europa e AmÉrica Latina. É diretor do Núcleo Minas Gerais da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) desde 2000.
Áreas de atuação e de interesse: geotecnia, hidrogeologia, geologia ambiental e geomorfologia
///Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
Formação acadêmica: Engenheiro Civil
Titulação: possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Engenharia Civil na University of British Columbia, Canadá (1989). Atualmente é professor associado da PUC-Rio e presidente da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Tem experiência na área de Engenharia Geotécnica, atuando principalmente em estabilização de encostas, geossintéticos, barragens e obras de terra e ensaios de laboratório.
Formação acadêmica: Bióloga
Titulação: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, regime 40 horas, com atuação em ensino e pesquisa em cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: mata atlântica, ecologia da paisagem, estrutura e funcionalidade de ecossistemas e diagnóstico ambiental. Desenvolve pesquisa na área de Geografia na linha de Pesquisa Transformação da Paisagem.
///Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – IGEO
Formação acadêmica: Comunicação Social
Titulação: Fez sua graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), o mestrado (1987) e o doutorado (1999) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e o pós-doutorado na Universidade Alpen-Adria, Áustria (2007). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia da PUC-Rio e colaborador do corpo docente dos Programas de Pós Graduação em Geografia da PUC-Rio, de Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ e de Engenharia Urbana e Ambiental, da PUC-Rio/Universidade de Braunschweig. Seu campo de atuação combina as abordagens da ecologia histórica, ecologia da paisagem e história ambiental voltadas para o estudo da evolução histórica dos ecossistemas e paisagens.
///Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET)
Formação acadêmica: Engenheira civil
Titulação: possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1997) , mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é E4 do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios de campo, ensaios de laboratório, erosão, estabilidade de encostas, geotecnia e resistência ao cisalhamento.