Projetos

1. Utilização de Resíduos de Construção Civil Reciclados em Obras de Solo Reforçado

O projeto envolve a utilização de resíduos reclicados de construção civil como material de aterro em obras de solo reforçado com geossintéticos. Dois muros reforçados com geossintéticos (geotêxtil e geogrelha), instrumentados, foram executados no Campo Experimental da UnB utilizando-se tal material de aterro. Os muros possuem 3,60m de altura e estão sendo monitorados com diversos instrumentos (inclinômetros, extensômetros, marcos, células de tensões totais, etc.).

 

2. Materiais Modernos em Obras Hidráulicas

O projeto investiga a utilização de geossintéticos em obras hidráulicas em funções tais como drenagem, filtração, proteção e barreira contra fluidos e sedimentos. São realizados ensaios de grande porte em diferentes tipos de geossintéticos, investigando-se a influência do tipo de material, condições de fluxo e presença ou não de danos no geossintético. São também desenvolvidos estudos teóricos sobre o tema. Coordenador: Ennio Marques Palmeira

 

3. Utilização de Geossintéticos e Materiais Alternativos em Obras Geotécnicas

O projeto envolve o estudo de materiais geossintéticos combinados a diferentes materiais alternativos para soluções de problemas de drenagem e reforço em obras geotécnicas, tais como estruturas de contenção, sistemas de drenagem de taludes, controle de erosões, etc. Dentre os materiais alternativos investigados incluem-se resíduos reciclados de construções e demolições, pneus usados e garrafas PET.

Coordenador: Ennio Marques Palmeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *